4º Tabelionato de Notas de Curitiba / Serviços / Autenticação de Cópias
INVENTÁRIO E PARTILHA
O inventário é o procedimento utilizado para apuração dos bens, direitos e débitos deixados pelo(a) falecido(a). Com a partilha, é instrumentalizada a transferência da propriedade dos bens aos herdeiros.
Para realização da escritura de inventário extrajudicial, é preciso que todas as partes sejam maiores e plenamente capazes. Também é necessário que haja consenso entre os envolvidos quanto aos cálculos, avaliações, eleição do inventariante e partilha.
Se houver filhos menores, incapazes ou se o(a) falecido(a) tiver deixado testamento, o inventário deverá ser feito pela via judicial.
É possível realizar sobrepartilha caso sejam descobertos outros bens da herança de que se tenha ciência apenas após a partilha.
Documentos necessários
- Documentos pessoais do(a) falecido(a);
- Certidão de óbito do(a) falecido(a), certidão de casamento (atualizada) e escritura de pacto antenupcial (se houver);
- Certidão comprobatória de inexistência de testamento;
- Documentos pessoais do cônjuge, herdeiros e dos respectivos cônjuges e certidões de casamento, se houver;
- Certidões comprobatórias do vínculo de parentesco dos herdeiros;
- Informações sobre bens, dívidas e obrigações assumidas pelo(a) falecido(a), descrição da partilha e pagamento do ITCMD;
- Para imóveis urbanos: certidão de ônus expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis correspondente, carnê de IPTU, certidão negativa de tributos incidentes sobre bens imóveis;
- Para imóveis rurais: certidão de ônus expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis, cópia autenticada da declaração de ITR dos últimos 5 (cinco) anos ou Certidão Negativa de Débitos de Imóvel Rural emitida pela Secretaria da Receita Federal – Ministério da Fazenda;
- Para bens móveis: documento de veículos, extratos bancários, certidão da Junta Comercial ou do cartório de registro civil de pessoas jurídicas, notas fiscais de bens e jóias, etc., a depender dos bens deixados pelo(a) falecido(a).
Cartório em Curitiba Endereço
O cartório de Curitiba fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 40. Quase em frente a praça Zacarias. Conta com estacionamento grátis para clientes.
Telefone Cartório Curitiba
O telefone do tabelionato de notas de Curitiba é (41) 3040-8410
Clique no ícone e converse conosco direto pelo WhatsApp.
Tabelionato de Notas – Email
O e-mail do quarto tabelionato de notas de Curitiba é:
Horário de Funcionamento
O horário de funcionamento do cartório é:
De Segunda a Sexta-feira
das 8:30 até as 17:30.
Todos os direitos reservados ©
4º Tabelionato de Notas de Curitiba